Você já deve ter ouvido falar do filme “Noah”, que conta a história do Dilúvio. Um escritor norte-americano (Brian Mattson) escreveu um artigo sobre o filme, deixando claro que o filme não é baseado na história bíblica do Dilúvio, mas que é uma propaganda do gnosticismo presente na Kabala (o corpo imaterial de Adão e Eva antes da Queda, vestidos de luz, e não de carne e ossos, Lameque usando a pele da serpente do jardim do Éden para abençoar Noé, o “criador” que todos adoram, etc.).
Devo esclarecer que não assisti, e não pretendo assistir, o filme. Não posso defender as opiniões de Mattson. Mas repasso aos outros o link que recebi, para quem desejar saber um pouco mais sobre o filme. Várias pessoas tem criticado o artigo de Mattson, mas é interessante que não desmentem as afirmações dele sobre o forte apelo gnóstico do filme; apenas parecem querer argumentar que o conteúdo gnóstico do filme não é prejudicial.
Como disse acima, não vou assistir o filme, e não estou tentando dizer que você não deve assistir; mas quero divulgar esta opinião, “a quem interessar possa”.
O artigo original: Sympathy for the devil.
Um artigo do mesmo Mattson comentando algumas críticas: The real issue.
No comments:
Post a Comment